sábado, 24 de maio de 2014

A IMAGEM E A MEMÓRIA


Fusão como mistura. Mistura que funde intrinsecamente os elementos e os confunde. Mistura de vários objectos que formam um só... Fusão do trabalho de três fotógrafos num trabalho fotográfico único. Fusão da fotografia com a musica que em conjunto evoca e recria o espaço e o ambiente que procura retratar.

Fusão como transformação de um estado noutro. Passagem de uma a outra coisa. De sólido a liquido. Como todas as "passagens" este é um instante fugaz.
Passagem da Oliva da actividade à inactividade.
Evolução tecnológica da fotografia - imagens captadas de forma analógica, impressas digitalmente.

A fotografia eterniza um momento fugaz. Quando algo é fotografado deixa imediatamente de ser a mesma coisa para passar a ser já outra. A fotografia é sempre o passado congelado, daí a sua colagem ao significado de "memória", e a memória é, sabemos isso muito bem, pessoal e dificilmente transmissível. Terá sempre porções que apenas nos pertencem, que não se traduzem em palavras, que surgem tão repentinamente como assim de repente desaparecem. Simultaneamente nunca estamos certos do que recordamos pois o próprio acto de recordar transforma essa mesma recordação. Assim, nós somos o que memorizamos e o que de nós é memorizado.

Cada um que num determinado momento da sua vida, como trabalhador ou como visitante, passou pela Oliva, construiu a sua própria memória daquele espaço naquele tempo, única e inimitável, memória essa que nós queremos agora fazer reviver. E como as memórias também se constroem, mesmo aqueles que nunca lá estiveram poderão construir as suas memórias de um espaço e de um ambiente que já não existe.

Luís Veloso

Sem comentários:

Enviar um comentário